Notícias

RAFAEL FERNANDES | Goleiro gaúcho se destaca em cobranças de penalidades

Categoria: Notícias, Rafael Fernandes
Defesa-de-penalidade-na-final

No dia 10 de maio, a equipe sub-14 do São Paulo recebeu um selecionado de Flora Rica, município que fica a 535 quilômetros da capital paulista, para a realização de uma partida amistosa e venceu por 5 a 0. Quando o time paulistano derrotava o adversário por um tento, o goleiro tricolor Rafael de Lacerda Fernandes defendeu um pênalti.

Até aí, tudo bem! Dito assim, isoladamente, parece algo comum. No entanto, evitar a conversão de uma penalidade já é algo a ser comemorado por um goleiro, imagine quando esta é a décima cobrança defendida em menos de três anos.

Rafael, que completou 14 anos em janeiro e neste mês de junho acaba de atingir 1,89m de altura, vem se destacando por ser um exímio pegador de pênaltis. Desde 2011, ele vem colecionando defesas nesta modalidade de cobranças.

Ao ser perguntado sobre o por quê da facilidade de pegar penalidades, Rafael afirma que é resultado da serenidade e da concentração. “Procuro ficar tranquilo, pois a responsabilidade é toda do batedor. Além de observar bem o movimento do corpo e do pé de quem vai cobrar”, revelou.

O jovem goleiro iniciou nas categorias de base do Grêmio, depois se transferiu para o Vasco da Gama do Rio de Janeiro e desde o início de 2014 integra a equipe infantil do São Paulo Futebol Clube. Esta categoria não disputa competições, apenas prepara-se através de treinamentos e amistosos para buscar o tricampeonato da Copa Brasil de Futebol Infantil, competição realizada anualmente, em janeiro, no município de Votorantim, no interior de São Paulo.

O time são-paulino deu férias para todos seus atletas da base durante a Copa do Mundo, pois o CT de Cotia está sendo utilizado pelo Seleção Colombiana durante a principal competição do futebol mundial. Rafael aproveita o período para matar a saudade dos amigos e familiares no Rio Grande do Sul. A reapresentação ao Tricolor Paulista ocorre somente no dia 04 de agosto.

Clique aqui e confira a impressionante defesa desta penalidade defendida contra a equipe de Flora Rica, onde Rafael mostra muito reflexo e agilidade.

Abaixo, seguem as demais defesas de pênalti realizadas por Rafael nos últimos anos:

* Vice-campeão – 2ª COPA RIO BONITO DO IGUAÇÚ – Rio Bonito do Iguaçu/PR (Julho/2011).  Defendeu uma penalidade na decisão.

* 3º lugar – 1ª COPA BIGUAÇÚ Sub-11 – Biguaçu/SC (dez/2011). Duas penalidades defendidas.

* 4º lugar – 4ª COPA INTERNACIONAL DE VACARIA Sub-13 – Vacaria/RS (jan/2012). Defendeu uma penalidade.

* Campeão, Goleiro menos vazado e Destaque da 1ª COPA DEGAFUT Sub-11 – Novo Hamburgo/RS (Julho/2012). Defendeu dois pênaltis na decisão (foto) e dois nas quartas de final.

* Campeão do XVII TORNEIO DA AMIZADE Sub-12 – Taquari/RS (outubro/2012). Defendeu uma penalidade na decisão.

* Amistoso contra a equipe sub-14 de Flora Rica – São Paulo/SP (maio/2014). Defendeu uma penalidade.

Crédito da foto: Luciano Gasparini | Kokka Sports

Voltar