Notícias

RAFAEL FERNANDES | Goleiro do São Paulo se prepara para ajudar o clube a buscar pentacampeonato da Copa Brasil sub-15

Categoria: Notícias, Rafael Fernandes
10341659_287161971491346_8861762277339402149_n

Desde janeiro integrado às categorias de base do São Paulo Futebol Clube, o goleiro gaúcho Rafael de Lacerda Fernandes treina especifica e fortemente visando à disputa da tradicional Copa Brasil de Futebol Infantil (sub-15), realizada anualmente, no município de Votorantim, que fica cerca de 110 km da capital paulista.

A competição é disputada desde 1991 – com uma pequena interrupção de 1993 a 1997. O Tricolor do Morumbi é o atual campeão e o maior vencedor do torneio. Em 19 edições, o São Paulo venceu quatro vezes (1991, 1992, 2013 e 2014). Coincidentemente, as conquistas recentes são sobre os mesmos clubes das duas primeiras vezes, ou seja, em 1991 derrotou o Bahia e, no ano seguinte, levantou o caneco derrotando o Corinthians. Em 2013 e 2014 as conquistas foram, respectivamente, sobre as mesmas equipes.

O São Paulo tem a filosofia de não colocar os meninos menores de 15 anos para disputar torneios. Portanto, desde que chegou ao clube, no início deste ano, Rafael se dedica exclusivamente a treinamentos e amistosos no CT de Cotia. Eventualmente, o departamento de futebol da categoria agenda algumas viagens para jogos com equipes da região. Na próxima semana, vestindo a camisa são-paulina, Rafael terá os primeiros desafios contra clube de mesma envergadura. Dias 7 e 9 de outubro, o Tricolor vai disputar dois amistosos contra o Palmeiras. Uma partida será em Cotia e outra em São Paulo. A ordem ainda não foi definida.

A preparação é árdua, são quatro dias da semana com quase três horas ininterruptas de treinamentos físicos, táticos e técnicos. E o quinto dia é reservado a encontros com o departamento de psicologia do São Paulo. Mas o goleiro garante que o sonho de se tornar atleta profissional é maior que qualquer sacrifício.

Um grande pegador de pênaltis aliado a um time acostumado a vencer nestas circunstâncias

O goleiro Rafael tem se notabilizado por ser um grande defensor de penalidades máximas. Mesmo jovem, desde 2011, quando ainda defendia o Grêmio FBPA, o arqueiro já acumula 10 defesas importantes na curta, mas promissora carreira. E nas duas últimas edições da Copa Brasil sub-15, o São Paulo sagrou-se campeão justamente nas penalidades máximas. Em 2013 empatou com o Bahia em 1 a 1 no tempo normal e venceu por 4 a 2 nos pênaltis. Em 2014, novamente o triunfo veio nas penalidades. Depois de um 0 a 0 no tempo regulamentar, o Tricolor derrotou o Corinthians por 5 a 4 nas cobranças da marca da cal. Portanto, se os adversários quiserem tirar a hegemonia do São Paulo, é bom não deixar a decisão ir para as penalidades.

Mesmo sabendo da forte tradição do clube e da potencialidade pessoal de pegar penalidades, Rafael revela que é essencial seguir treinando forte para que as vitórias cheguem.

- Estamos muito focados, pois o fato do clube ser o maior vencedor e ter conquistado as duas últimas edições só aumenta nossa responsabilidade. Todos sabemos o quanto é importante manter o título aqui em Cotia – resumiu o goleiro de 1,89 e que completa 15 anos no dia 1º de janeiro. 

Abaixo, seguem as defesas de pênaltis realizadas por Rafael nos últimos anos:

* Vice-campeão – 2ª COPA RIO BONITO DO IGUAÇÚ – Rio Bonito do Iguaçu/PR (Julho/2011).  Grêmio FBPA. Defendeu uma penalidade na decisão.

* 3º lugar – 1ª COPA BIGUAÇÚ Sub-11 – Biguaçu/SC (dez/2011). Grêmio FBPA. Duas penalidades defendidas.

* 4º lugar – 4ª COPA INTERNACIONAL DE VACARIA Sub-13 – Vacaria/RS (jan/2012). Grêmio FBPA. Defendeu uma penalidade.

* Campeão, Goleiro menos vazado e Destaque da 1ª COPA DEGAFUT Sub-11 – Novo Hamburgo/RS (Julho/2012). Grêmio FBPA. Defendeu dois pênaltis na decisão e dois nas quartas de final.

* Campeão do XVII TORNEIO DA AMIZADE Sub-12 – Taquari/RS (outubro/2012). Grêmio FBPA. Defendeu uma penalidade na decisão.

* Amistoso contra a equipe sub-14 de Flora Rica – São Paulo/SP (maio/2014). Defendeu uma penalidade.

 

Legenda da foto: Rafael treina forte visando à manutenção do título em Cotia/SP. 

Crédito: Divulgação | Kokka Sports

 

Voltar