Notícias

RAFAEL FERNANDES | Elenco do São Paulo sub-15 vive expectativa da convocação para a Copa Votorantim

Categoria: Notícias, Rafael Fernandes
São Paulo x Palmeiras

Controlar a ansiedade é o principal desafio para 25 garotos da categoria sub-15 do São Paulo. Isso porque no próximo dia 11 sai a lista final com os nomes dos 20 atletas que irão representar o clube paulista na tradicional Copa Brasil de Futebol Infantil, que acontece entre os dias 15 e 25 de janeiro, no município de Votorantim, distante cerca de 110 km da capital paulista.

Há um ano integrado às categorias de base do São Paulo Futebol Clube, o goleiro canoense Rafael de Lacerda Fernandes curte o período de festas de final de ano no litoral gaúcho ao lado dos familiares. A folga é breve, pois dia 2 de janeiro já tem reapresentação agendada para a retomada dos treinamentos no CT de Cotia, visando à competição. Costumeiramente tranquilo debaixo das traves, Rafael não esconde a ansiedade para quem sabe disputar o primeiro torneio com a camisa são-paulina, já que esta equipe vem sendo preparada exclusivamente para a Copa Votorantim.

- Estou bastante ansioso, quero muito jogar esta competição. Venho treinando bem, estou confiante que meu nome pode estar entre os 20. Mas tenho que continuar treinando e aguardar o dia 11 – resumiu. 

Antes de partir para São Paulo, Rafael tem a missão de apagar as velas do 15º aniversário, que ocorre no primeiro dia do ano. Ainda com 14 anos, o jovem goleiro do Tricolor atingiu 1,90 metros e utiliza chuteiras de número 43.

Neymar já atuou na Copa Votorantim

A competição é disputada desde 1991 – com uma pequena interrupção de 1993 a 1997. O Tricolor do Morumbi é o atual campeão e o maior vencedor do torneio. Em 19 edições, o São Paulo venceu quatro vezes (1991, 1992, 2013 e 2014). Coincidentemente, as conquistas recentes são sobre os mesmos clubes das duas primeiras vezes, ou seja, em 1991 derrotou o Bahia e, no ano seguinte, levantou o caneco derrotando o Corinthians. Em 2013 e 2014 as conquistas foram, respectivamente, sobre as mesmas equipes.

A Copa Brasil de Futebol Infantil foi criada pela Prefeitura de Votorantim e já contou com a presença de equipes de 18 estados brasileiros. Modelo de torneio na categoria sub-15, a copa já recebeu jogadores como Neymar, Robinho, Alexandre Pato, Denílson, Bernardo, Everton Ribeiro, Jô e o goleiro Rafael (ex-Santos), se tornando referência nacional na formação de atletas.

Um grande pegador de pênaltis aliado a um time acostumado a vencer nestas circunstâncias

O goleiro Rafael tem se notabilizado por ser um grande defensor de penalidades máximas. Mesmo jovem, desde 2011, quando ainda defendia o Grêmio FBPA, o arqueiro já acumula 10 defesas importantes na curta, mas promissora carreira. E nas duas últimas edições da Copa Brasil sub-15, o São Paulo sagrou-se campeão justamente nas penalidades máximas. Em 2013 empatou com o Bahia em 1 a 1 no tempo normal e venceu por 4 a 2 nos pênaltis. Em 2014, novamente o triunfo veio nas penalidades. Depois de um 0 a 0 no tempo regulamentar, o Tricolor derrotou o Corinthians por 5 a 4 nas cobranças da marca da cal. Portanto, se os adversários quiserem tirar a hegemonia do São Paulo, é bom não deixar a decisão ir para as penalidades. Por conta destas curiosidades, o goleiro Rafael foi destaque na Fan Page oficial do torneio no Facebook.

Confira os grupos da primeira fase da Copa Votorantim

Grupos Copa Votorantim

Regulamento: As equipes jogam no sistema todos contra todos dentro do próprio grupo. Classificam-se os dois primeiros para as quartas de final. A partir de então inicia-se a fase eliminatória em jogo único até que se conheça o grande campeão de 2015. A novidade do regulamento para a 20ª edição será o critério de desempate a partir da segunda fase, não havendo mais a prorrogação, seguindo direto para a cobrança de pênaltis.

Legenda foto: Rafael em ação no jogo-treino contra o Palmeiras em outubro. Placar de 1 a 1 fora de casa. 

Crédito: Arquivo pessoal | Rafael Fernandes

 

Voltar