Notícias

RAFAEL FERNANDES | Categorias de base do São Paulo FC retomam conquistas nacionais e internacionais

Categoria: Notícias, Rafael Fernandes
IMG-20160725-WA0146

Depois de algum tempo fora do cenário nacional e internacional, o São Paulo Futebol Clube volta a ser protagonista das principais competições de categorias de base no Brasil e no exterior. A mais recente conquista foi a 32ª edição da tradicional Taça BH sub-17, disputada em Minas Gerais, entre os dias 10 e 24 de julho. A campanha invicta do Tricolor Paulista em terras mineiras contou com cinco vitórias e dois empates, culminando com uma goleada de 4 a 1 sobre o Palmeiras, na grande final, que ocorreu no Estádio Independência, em Belo Horizonte/MG.

Dos 21 atletas que fizeram parte do grupo campeão da Taça BH, seis deles têm idade para atuarem no sub-16: o atacante Brenner, o meia Hélio, o zagueiro Miguel, o volante Rodrigo e os laterais Marco Antônio e Weverson. Juntos, eles fizeram oito dos 22 gols tricolores na competição e mostraram a força da nova geração que vem por aí, evidenciando a qualidade do novo trabalho desenvolvido junto às categorias de base do clube, com a gerência de Rodolfo Canavesi e coordenação técnica de Diego Cabrera.

Treinando com os campeões

O goleiro Rafael de Lacerda Fernandes (ao lado), também com idade sub-16, treina frequentemente com o elenco campeão da Taça BH e ressalta as qualidades dos companheiros de clube. “O grupo é bastante forte. São todos atletas de muita qualidade buscando espaço. Isso deixa a concorrência muito elevada. No entanto, nossa convivência diária no CT de Cotia é muito sadia, o que fortalece o espírito de união”, revelou.

Rafael é companheiro de quarto do lateral esquerdo Weverson, autor do terceiro gol na final contra o Palmeiras. “Ele é um excelente jogador e colega. Convivemos juntos desde o ano passado. É merecedor desta conquista”. Rafael ainda revelou que ambos conversam bastante sobre o surgimento das oportunidades em grandes competições. “Somos muito tranquilos neste sentido. Focamos muito no trabalho diário, pois quando a chance aparecer temos que estar prontos para dar conta do recado”, disse.

Rafael é gaúcho e chegou ao clube em janeiro de 2014, depois de passar por Grêmio e Vasco. No início de abril deste ano ajudou o São Paulo a conquistar, de forma invicta, a 14ª edição da Copa Ouro sub-17, com seis vitórias e um empate. Detalhe: o Tricolor disputou o torneio com a equipe sub-16. Agora, o arqueiro são-paulino segue firme nos treinamentos visando aos preparativos para a Salvador Cup, que vai ocorrer na capital baiana entre os dias 24 e 28 de agosto. Além do São Paulo, o torneio vai contar com a presença de grandes equipes do Brasil como Bahia, Cruzeiro, Sport, Vitória, Corinthians, Palmeiras, Atlético-PR, entre outros.

Depois de quase uma década afastado das principais conquistas de base do Brasil, o Tricolor Paulista volta a ser protagonista no país e fora dele. O ano de 2015, particularmente, foi um ano especial. O São Paulo foi Campeão da Copa do Brasil Sub-20, da Copa RS Sub-20, da Copa Ouro Sub-20 e do Campeonato Paulista Sub-17. E no primeiro semestre de 2016 já emplacou com a conquista da Libertadores sub-20, Copa Ouro Sub-17 e Taça BH Sub-17.

 

IMG-20160725-WA0146

 

Foto: Arquivo pessoal

Voltar