Notícias

RAFAEL FERNANDES | Goleiro se apresenta à categoria infantil do São Paulo Futebol Clube

Categoria: Notícias, Rafael Fernandes
3

No dia 27 de janeiro, o goleiro Rafael de Lacerda Fernandes se apresentou ao São Paulo Futebol Clube para iniciar sua trajetória no tricolor paulista.

Com o término do Campeonato Carioca sub-13, competição da qual foi vice-campeão pelo Vasco da Gama sem sofrer um gol sequer, Rafael aceitou convite do time paulistano para realizar um período de testes, onde fora aprovado. O jovem arqueiro foi submetido à avaliação entre os dias 09 e 13 de dezembro no Centro de Formação de Atletas do município de Cotia, que fica a 30 quilômetros da capital paulista.

De acordo com a Lei Pelé, que instituiu normas gerais sobre o desporto brasileiro, os atletas de base só podem ser alojados a partir de 14 anos completos. Como Rafael atingiu esta idade no dia 1º de janeiro, ele passa a morar no Centro de Formação de Cotia.

O Centro do São Paulo é referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento. Atualmente, é considerado um dos maiores pólos sul-americanos de intercâmbio esportivo, recebendo delegações de diversos esportes e de todas as regiões do planeta, tendo capacidade para abrigar até 148 atletas.

Os pais de Rafael foram convidados para conhecerem toda esta estrutura de excelência que o clube oferece e ficaram encantados. “Impressiona o respeito que o São Paulo tem por seus Atletas. Recebemos tratamento cinco estrelas”, revelou o pai Renato Fernandes.

No entanto, via de regra, para se atingir um sonho é preciso abrir mão de algo. Renato se mostra feliz com a oportunidade que o São Paulo está dando. No entanto, ao mesmo tempo, deixa transparecer a dificuldade em ter que se afastar do convívio diário com o próprio filho. “Missão difícil, porém necessária. É preciso ensinar os filhos a voarem sozinhos. E o que vimos aqui nos tranquiliza”, afirmou.

Ainda é cedo para fazer projeções. Rafael tem recém 14 anos, mas o fato de estar numa equipe grande, que tem uma das melhores estruturas de base do mundo e que é tricampeã mundial de clubes, lhe dá o direito de sonhar em percorrer a mesma trajetória que um dia trilharam grandes goleiros como Valdir Peres, Gilmar Rinaldi, Zetti e Rogério Ceni.

Além disso, a história vitoriosa do clube sempre teve as categorias de base como um dos pilares importantes. E, atualmente, esta filosofia não está materializada apenas na estrutura do Centro de Cotia, é possível constatar, também, nos resultados de campo. No último dia 26, um dia antes da apresentação de Rafael, o grupo que ele passará a integrar conquistara em Votorantim (SP), o bicampeonato da Copa Brasil Sub-15, a principal competição nacional da categoria.

Crédito da foto: Arquivo pessoal

Voltar