Notícias

RAFAEL FERNANDES | Goleiro transfere-se do São Paulo para o Internacional

Categoria: Notícias, Rafael Fernandes
IMG-20171006-WA0019

Rafael de Lacerda Fernandes, ex-São Paulo FC, assinou contrato com o Sport Club Internacional, na tarde desta sexta-feira (06/10), no estádio Beira-Rio. O goleiro vai integrar a categoria sub-17 do Colorado. Depois de quase quatro anos no Tricolor do Morumbi, o atleta gaúcho volta a atuar no Rio Grande do Sul. O novo camisa um do Inter tem 1,94m e completa 18 anos em janeiro.

Rafael já treina com elenco juvenil colorado desde a segunda semana de agosto e aguarda a publicação do seu nome no BID para poder ficar à disposição do treinador Ricardo Grosso. De imediato, tem pela frente a disputa do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil sub-17.

Uma escola de grandes goleiros

O principal aspecto motivacional para retornar ao sul, mais especificamente ao Internacional, está relacionado com o histórico do clube quando o assunto é formação de goleiros. Para citar apenas alguns: Taffarel, Gilmar Rinaldi e Alisson Becker, todos com passagens importantes pela Seleção Brasileira.

O atual treinador de goleiros da Seleção Canarinho, Cláudio André Taffarel, foi campeão mundial em 1994 com o Brasil, sendo decisivo na conquista do Tetra. Atuou no Inter entre os anos 1985 e 1990. Sendo, sem dúvida, a principal revelação colorada na posição.

Gilmar Rinaldi também foi formado pelo clube gaúcho e vestiu a camisa número um alvirrubra entre 1978 e 1985. Curiosamente, era reserva de Taffarel na conquista do Mundial, em 1994. Recentemente, Gilmar Rinaldi ocupou o cargo de Coordenador Geral, na Seleção Brasileira.

E o atual goleiro do Brasil, comandado por Tite, é o ex-colorado Alisson Becker, atualmente na Roma, da Itália. São várias gerações de goleiros da reconhecida escola colorada que chegaram ao apogeu de um jogador de futebol: a seleção do seu país. Taffarel, Gilmar e Alisson, ídolos da torcida, que representam o Internacional mundo a fora.

“Estou feliz aqui no Inter. Fui muito bem recebido! Estou gostando demais do grupo. E o Inter tem histórico de revelar grandes goleiros. Os treinamentos específicos são de muita qualidade”, avaliou o atleta.

Gratidão ao São Paulo Futebol Clube

O fato de ter acertado com o Internacional não desmerece em nada o respeito, o carinho e o reconhecimento pelo clube paulista. Pelo contrário, foram quase quatro anos de muito acolhimento, profissionalismo e amadurecimento.

Rafael chegou ao São Paulo FC em janeiro de 2014. Teve a oportunidade de usufruir de um centro de treinamentos que é referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento. Atualmente, o CF Cotia é considerado um dos maiores pólos sul-americanos de intercâmbio esportivo, recebendo delegações de diversos esportes e de todas as regiões do planeta. Lá, conviveu com atletas que integram sistematicamente as categorias de base da Seleção Brasileira, inclusive, tendo alguns companheiros do sub-15 entre os tetracampeões sul-americanos, em 2015.

Nestes quase quatro anos de São Paulo, Rafael amadureceu muito pessoalmente, pois ficou longe da família, mostrando muita disciplina para seguir em busca do sonho de se tornar atleta profissional. Com o apoio pedagógico do clube, concluiu o ensino médio e deu início à faculdade de Educação Física. Na capital paulista Rafael finalizou o primeiro semestre e pretende seguir os estudos no Sul.

Durante esta passagem pelo São Paulo, o ano de 2016, particularmente, foi muito especial. Rafael ajudou o clube na conquista invicta da 14ª edição da Copa Ouro sub-17. Detalhe: o Tricolor Paulista disputou o torneio com a equipe sub-16. Ainda teve a oportunidade de conhecer o maior ídolo são-paulino e um dos maiores goleiros do futebol mundial: Rogério Ceni.

“Sou muito grato ao São Paulo. Fui muito feliz enquanto estive lá. Tive a oportunidade de viver o dia a dia de um grande clube e de fazer grande amigos. Vou guardar estas lembranças sempre com muito carinho”, revelou!

Trajetória

Rafael é gaúcho, nascido em Porto Alegre, mas radicado desde sempre em Canoas, na Região Metropolitana. Iniciou no Grêmio e teve passagem, com títulos, por Vasco e São Paulo. Tem no sangue a paixão pela posição. É neto do ex-goleiro Lacerda, que foi atleta do Grêmio Esportivo Renner e do Grêmio Esportivo Força e Luz, na década de 50.

Agora, Rafael Fernandes dá início a um novo capítulo na sua jovem, mas vencedora carreira. Vai integrar um time de goleiros de um clube que tem o histórico de formar grandes jogadores na posição. E, de bônus, vai poder estar mais próximo de casa e, assim, curtir mais de perto o sobrinho João, recém nascido.

Títulos

2016 | Campeão da 14ª Copa Ouro (São Paulo)
2013 | Vice-campeão carioca (Vasco da Gama)
2013 | Campeão e Goleiro menos vazado da 8ª ESCUP, no ES (Vasco da Gama)
2012 | Campeão da Liga Metroplitana de Futebol Infantil (Grêmio)
2012 | Finalista da Peneirinha Gillette, evento realizado no RS pelo Grupo RBS, que contou com mais de 13 mil atletas entre 8 e 12 anos.
2012 | Campeão do XVII Torneio da Amizade (sub-12), em Taquari/RS (Grêmio). Rafael defendeu uma penalidade na decisão.
2012 | Vice-campeão do XVII Torneio da Amizade (sub-13), em Taquari/RS (Grêmio). Participou também desta categoria que era acima da idade.
2012 | Campeão, Goleiro menos vazado e Destaque da 1ª Copa DEGAFUT (Grêmio) – Defendeu dois pênaltis na decisão e dois nas quartas de final.
2012 | 4º lugar na 4ª Copa Internacional de Vacaria/RS (Grêmio)
2011 | Campeão Gaúcho (Grêmio)
2011 | 3º lugar na 1ª Copa Biguaçú/SC. Duas penalidades defendidas.
2011 | Campeão e goleiro menos vazado da Liga Metropolitana (Grêmio). Não sofreu nenhum gol na competição.
2011 | Vice-campeão da 2ª Copa Rio Bonito do Iguaçu/PR. Defendeu uma penalidade na decisão.

Ficha Técnica
Rafael de Lacerda Fernandes
Nascimento: 01 de janeiro de 2000
Naturalidade: Porto Alegre/RS (tem cidadania italiana)
Posição: Goleiro
Altura: 1,94m
Peso: 88 kg
Chuteira: 44
Predominância: Ambidestro

Crédito da fotos: Kokka Sports

IMG-20171006-WA0021 IMG-20171006-WA0020 IMG-20171006-WA0019
Voltar